Daquelas coisas #5 | Os clientes que acham que têm sempre razão
*Conversa de um senhor com a menina da caixa*
- E vai devolver-me o dinheiro para cartão de multibanco?
- Sim, meu senhor.
- E porquê? Eu quero que me devolva o que paguei em dinheiro.
- Eu não posso fazer isso. Eu tenho de lhe devolver o dinheiro pelo mesmo método que o senhor fez o pagamento.
- Mas eu não acho isso normal. Eu quero que me devolva em dinheiro.
- Já lhe disse que não posso fazer isso. Tenho de lhe devolver para o cartão de multibanco, porque foi a forma que usou para fazer o pagamento da compra.
- Isso não tem lógica. Eu fiz 70km para chegar cá, não venho cá outra vez... e se o dinheiro não entra no cartão?
- E se o dinheiro não saísse do seu cartão?
E aqui quase que fiz uma vénia à menina da caixa, que esteve a aturar o senhor durante meia-hora com o seu discurso sem pés nem cabeça. Eu também já trabalhei diretamente no contacto com o cliente, e só eu sei quantas vezes respirei fundo para não mandar com o ecrã da caixa registadora à cabeça de algumas pessoas.
"O cliente tem sempre razão" ouvimos dizer. Mas nem sempre, na realidade as pessoas (os funcionários) é que cedem para que a perda da empresa seja menor.