Bom Carnaval a todos!
"Não sei de que é que me vou mascarar no Carnaval"
"Ficas bem com a máscara que estás a usar"
E quantas vezes já ouvimos frases parecidas com estas entre familiares ou amigos? Muitas. A verdade é que isto já não tem graça nenhuma e com o passar dos anos ainda menos graça tem. Desculpem, meus queridos amigos, não consigo gostar do Carnaval. Não o odeio como odeio o Halloween. Consigo suportar, mas não o festejo.
Confesso que nunca passei o Carnaval na lendária Torres Vedras ou em Ovar ou até no nosso querido irmão Rio de Janeiro. E talvez, mas só talvez, se fosse ao Rio nesta altura até era capaz de sambar um bocadinho no meio de toda aquela confusão para entrar no espírito. Mas só no Rio de Janeiro, porque é o Rio de Janeiro... e lá faz sentido andarem quase nus nesta altura do ano porque está calor para isso. Agora cá em Portugal? Estão basicamente -2 graus e as bailarinas andam seminuas na rua a desfilar. Onde é que está a graça disso? Quase que morrem de hipotermia e achamos uma graça? Não consigo compreender.
No entanto, se tivesse mesmo de escolher um sítio para passar o Carnaval, escolheria Veneza. Esta cidade tem um je ne sais quoi de artístico e tradição, que eu tanto adoro e admiro. Gostava mesmo de vestir aqueles trajes clássicos e renascentistas, usar aquelas máscaras que vemos sempre à venda quando vamos a Veneza (quem souber o nome que me diga), participar no desfile da Piazza de San Marco e fazer a festa por aquelas ruas lindíssimas, pelas quais me apaixonei quando lá estive.
E depois ainda vem aquele amigo "então? o que é que vais fazer no Carnaval?" e tu só consegues pensar em mandar-lhe com um martelo à testa, mas respondes "vou ficar no meu sofá a ver Harry Potter, está frio, não quero constipar".
Mas o bom de tudo isto é que é feriado e a semana fica mais pequena por isso. Aproveitem!
Bom Carnaval a todos!